Feiras Brasil

Feiras Brasil - O Maior Portal de Feiras da América Latina

Buscar

Serviços

Feiras Brasil

Notícias

Festa do vinho leva compradores internacionais a terras gaúchas
25 de Janeiro de 2007

Cabernet, Merlot, Chardonnay, Bordô e Niágara. Essas são algumas das inúmeras variedades de uvas viníferas que irão compor o maior evento de negócios do setor no País, a Festa Nacional do Vinho - Fenavinho Brasil 2007. O evento acontece nos dias 26 de janeiro a 20 de fevereiro, na cidade de Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul.

Além da exposição de uvas e vinhos, a Festa, realizada pelo governo do Estado e apoiada pelo Sebrae, oferecerá ainda espaços para rodadas de negócios, degustação, apresentações histórico-culturais e manifestações artísticas. Estão previstas cerca de 20 atrações, distribuídas nos mais de 50 mil metros quadrados de área coberta. No total, serão 80 empresas expositoras, dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Bahia.

Durante a exposição os visitantes poderão adquirir vinhos com preços até 30% inferiores aos praticados no varejo das cantinas. De acordo com Rachel Roholen, do Sebrae no Estado, "o número é inédito e demonstra a representatividade do setor com o surgimento de vinícolas em vários estados brasileiros".

Além da vitivinicultura, o festival terá estandes de uma grande variedade de produtos, como couro, vestuário, semijóias, artesanato, lingerie, móveis, produtos da agroindústria e de tecnologia. A Feira de Tecnologia contará com 11 empresas, que irão apresentar as últimas novidades tecnológicas para a produção vinícola, aproximando-as dos produtores para que eles possam qualificar suas atividades e produtos. A Feira também mostrará ao público em geral que a produção de vinho no Brasil é feita com profissionalismo e tecnologia de ponta.

O grande festival também oferecerá aos seus visitantes uma folia alternativa para os que pretendem comemorar o Carnaval na região. É o Carnaval do Vinho, que acontecerá nos dias 16 a 20 de fevereiro. Os foliões poderão curtir a Ilha do Espumante, que venderá o vinho gaseificado ao mesmo preço da lata de cerveja, o Chope do Vinho, dose dupla de bebida, kit carnaval para os 100 primeiros ingressos, sem contar as tradicionais brincadeiras que prometem animar a festa.

Bebidas e negócios

A geração de negócios para expositores é uma das principais premissas do evento. Para isso, a Negócios e Promoção do Vinho Brasileiro da Fenavinho Brasil 2007, em parceria com o Sebrae, a Apex-Brasil e o Instituto Brasileiro de Vinhos (Ibravin), irá implantar o Projeto Comprador, que tem o objetivo de identificar no mercado interno 30 potenciais compradores de redes de lojas especializadas, supermercados, hotéis e restaurantes, e 10 potenciais importadores e distribuidores de países cujos expositores identifiquem como mercados-alvo para a exportação de vinhos e espumantes brasileiros.

As rodadas, marcadas para os dias 8 e 9 de fevereiro, reunirão compradores e vendedores em reuniões de 30 minutos cada. A expectativa é realizar 600 reuniões de negócios envolvendo, aproximadamente, 100 vinícolas brasileiras em 14 horas de evento. Segundo Rachel, a gestora do projeto, "a ação irá promover o vinho brasileiro frente ao mercado internacional".

Como o aspecto externo não poderia ser ignorado, as instituições decidiram lançar também o Projeto Imagem, para melhorar e construir uma imagem positiva a respeito do vinho brasileiro. Pelo projeto, cinco jornalistas brasileiros de renome internacional e outros dez estrangeiros serão convidados a conhecer a região vitivinícola, e o potencial econômico e turístico da região para ser divulgada em todo o mundo.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias ver mais notícias | ir para o topo
home | cadastre-se | dúvidas | saiba mais | gerando negócios | política comercial | privacidade | fale conosco
S-Maq