Feiras Brasil

Feiras Brasil - O Maior Portal de Feiras da América Latina

Buscar

Serviços

Feiras Brasil

Notícias

Expo Brasil discute iniciativas de desenvolvimento
28 de Novembro de 2006

De 6 a 8 de dezembro, as estratégias de desenvolvimento local em andamento no País estarão sendo discutidas e avaliadas na quinta edição do Expo Brasil Desenvolvimento Local, que acontece em Salvador (BA). O evento, promovido pela Rede de Informação do Terceiro Setor (Ritz), com o apoio do Sebrae, terá painéis temáticos, oficinas, minicursos, circuitos temáticos e exposição de programas e projetos de instituições que atuam na temática do desenvolvimento local e territorial.

Um dos objetivos da Expo Brasil Desenvolvimento Local é promover o intercâmbio e o fortalecimento de iniciativas de desenvolvimento apoiadas na mobilização local. “É um espaço para compartilhamento de idéias e experiências”, diz o gerente da Unidade de Agronegócios e Territórios Específicos do Sebrae Nacional, Juarez de Paula.

No evento, o Sebrae apresentará dez experiências de apoio aos pequenos negócios baseadas em estratégias de desenvolvimento de territórios. O objetivo é ilustrar aos participantes as ações que estão sendo feitas e contribuir para o debate sobre o desenvolvimento de territórios por meio de trabalhos voltados para o associativismo, cooperativismo e organização produtiva do agronegócio familiar.

De Alagoas, o destaque fica para o arranjo produtivo local (APL) de ovinocaprinocultura do sertão do Estado. Do Amapá, o projeto apresentado será o de horticultura de Macapá. Da Bahia, o trabalho de fruticultura realizado em Bom Jesus da Lapa e Coribe. Do Piauí, o projeto Apis-Araripe, de desenvolvimento do setor apícola. O mel também será destaque no projeto Apis do Maranhão, desenvolvido na região do Alto Turi.

Os outros projetos que serão apresentados pelo Sebrae são o do Rio Grande do Sul, que atua no APL de cachaça e derivados de cana-de-açúcar da região de Santo Antônio da Patrulha; o de piscicultura na região centro-sul de Rondônia; o de leite e derivados na região Central do Tocantins. O Distrito Federal será representado por dois projetos: o do arranjo produtivo de flores e plantas ornamentais da capital federal e o de desenvolvimento da agricultura orgânica nas áreas rurais do DF.

O Sebrae também aproveitará o evento para realizar a primeira reunião de gestores da Instituição envolvidos em projetos de desenvolvimento territorial, segundo informa o gerente da Unidade de Agronegócios. O objetivo é alinhar conceitos e identificar experiências desenvolvidas pelas unidades estaduais da Instituição e que podem ser replicadas em outros projetos.

Tecnologias sociais

Paralelamente ao Expo Brasil Desenvolvimento Local 2006 será realizado o Fórum Nacional da Rede de Tecnologias Sociais (RTS). A RTS reúne centenas de instituições governamentais e não-governamentais, entre as quais Sebrae e Fundação Banco do Brasil (FBB), que contribuem para disseminar o banco de tecnologias sociais da rede. As tecnologias sociais são inovações de baixo custo e alto impacto na produtividade do agronegócio familiar de pequeno porte.

Até o momento, 240 instituições que fazem parte da Rede de Tecnologia Social já confirmaram participação no Fórum Nacional. São 24 da região Norte, 77 da região Nordeste, 26 da região Sul, 80 da região Sudeste e 33 do Centro-Oeste brasileiro.

O Sebrae aproveitará o fórum para lançar a quarta edição da Revista Sebrae de Agronegócios, que abordará justamente o tema das tecnologias sociais. Atualmente, a Instituição contribui com duas tecnologias sociais no banco da RTS. A das minifábricas de castanha de caju e a dos Agentes de Desenvolvimento Rural (ADR) – profissionais formados entre produtores e que dão assistência a outros colegas que atuam na ovinocaprinocultura e na apicultura.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias ver mais notícias | ir para o topo
home | cadastre-se | dúvidas | saiba mais | gerando negócios | política comercial | privacidade | fale conosco
S-Maq