Feiras Brasil

Feiras Brasil - O Maior Portal de Feiras da América Latina

Buscar

Serviços

Feiras Brasil

Notícias

Feira mineira de artesanato estimula negócios internacionais
21 de Novembro de 2006

Feira Nacional de Artesanato em Belo Horizonte é o maior do segmento no Brasil
Belo Horizonte - A já tradicional Feira Nacional de Artesanato, promovida pelo Instituto Centro Cape e a Central Mãos de Minas, terá sua 17ª edição entre os dias 21 e 26 de novembro em Belo Horizonte. Serão 8 mil expositores do Brasil e de países da América Latina e África. A expectativa é de que 200 mil visitantes passem pelo evento, 15 mil deles turistas de todas as partes do mundo. Nos seis dias de feira devem ser gerados negócios de cerca de R$ 30 milhões.

As exportações, que vêm ganhando força a cada edição da Feira, devem aumentar neste ano. Representantes de 30 países da Europa, África, Estados Unidos e Ásia participam, durante o evento, de rodadas de negócio. O objetivo é oferecer aos artesãos a oportunidade de negociar diretamente com os compradores estrangeiros.

Para facilitar os encontros, os organizadores tradutores, um balcão de atendimento especial para exportação e espaço diferenciado para a realização das reuniões de negócios. Alguns compradores também irão visitar localidades no interior do Estado para conhecer de perto o modo de produção dos artesãos mineiros. A expectativa é fechar vendas na ordem de US$ 1 milhão para o mercado externo.

Mas se não faltam estímulos à exportação, a presidente do Centro Cape, Tânia Machado, aconselha cautela. “O mercado externo não pode ser o foco principal”, afirma. Além das dificuldades com o câmbio, ela diz que concentrar-se em um só mercado é como concentrar-se em um só cliente. “O artesão fica dependente e, se acontece algum problema, ele fica muito prejudicado”, acredita.

Para ela, o principal benefício da exportação é o ganho em qualidade. “Para exportar, o artesão naturalmente melhora sua performance. Ele precisa ter qualidade, não prejudicar o meio ambiente, não utilizar mão-de-obra infantil e tomar cuidado com a própria saúde”, conta Tânia Machado.

O artesão Leonardo Bueno, da cidade de Maria da Fé, no sul de Minas, sempre encontrou mercado dentro do Brasil. Mas desde 2004, quando conheceu clientes estrangeiros durante a Feira Nacional de Artesanato, passou a exportar. “São vendas maiores e era necessária uma estrutura profissional para atender no prazo”, conta. O espírito empreendedor contribuiu para que Bueno conquistasse o espaço. “Você tem que ser artista na hora de criar e até de produzir. Mas na hora de negociar tem que ser empresário”, ensina.

Hoje, cerca de 40% de suas vendas são feitas para outros países e ele acredita que o percentual irá aumentar ainda mais. “Principalmente na Europa os produtos que utilizam matéria-prima reciclada são bastante valorizados”, avalia. O artesão produz peças decorativas e móveis com madeira retirada de embalagens para transporte de produtos importados por indústrias da região. “A madeira vem da Europa e volta para lá e volta para lá em forma de artesanato”, diz.

A programação da Feira Nacional de Artesanato também inclui o 4ª Congresso Latino- Americano de Microcrédito e o 1º Encontro Latino-Americano de Microfinanças, além de um seminário, com a presença de palestrantes da Alemanha, Inglaterra e EUA, para discutir o comércio justo.

Fonte: ASN - Agência Sebrae de Notícias ver mais notícias | ir para o topo
home | cadastre-se | dúvidas | saiba mais | gerando negócios | política comercial | privacidade | fale conosco
S-Maq