Feiras Brasil

Feiras Brasil - O Maior Portal de Feiras da América Latina

Buscar

Serviços

Feiras Brasil

Notícias

Empresas de software da Paraíba participam de feira na Espanha
07 de Novembro de 2006

O setor de Tecnologia da Informação e Comunicação da Paraíba amplia a atuação no mercado externo. A participação em feiras internacionais é a principal estratégia para viabilizar o intercâmbio entre as empresas locais e as necessidades de outros países. De 7 a 12 de novembro, quatro representantes da indústria paraibana de software participam da 46ª Feira Internacional de Informática, Multimídia e Comunicações, a Simo 2006, que acontece em Madri, na Espanha.

A feira é a mais importante mostra da indústria de TI da Espanha. As empresas paraibanas participantes são: Insiel Tecnologia, Light Infocon, New Ink, e Zênite. A presença delas é uma iniciativa da parceria entre o Sebrae na Paraíba, por meio das ações promovidas pelo Farol Digital, a Agência de Promoção para Exportação (Apex-Brasil) e a Associação para Promoção da Excelência de Software Brasileiro (Softex).

Além das paraibanas, uma empresa paulista e seis cariocas farão parte do evento que no ano passado contou com a presença de 285 mil visitantes e reuniu 772 expositores de países como Alemanha, França, Bélgica, Itália, Estados Unidos, México e Portugal, dentre outros.

Segundo Jailma Araújo, gestora do consórcio Pbtech e técnica do Sebrae Paraíba, a Espanha é uma importante porta de entrada para as soluções brasileiras na Europa. “Junto com Portugal, a Espanha tem dado uma boa abertura para as empresas paraibanas, a partir de negócios e parcerias constantemente realizados entre os compradores europeus e as empresas locais, a exemplo da New Ink e Light Infocon”, ressalta.

No ano passado, a presença do Brasil na mostra provou-se particularmente produtiva, com uma estimativa de negócios da ordem de US$ 3,3 milhões. A empresa campinense New Ink Tecnologia irá participar pela terceira vez da Simo. Segundo o gerente de vendas, Faustino Júnior, a feira é uma ótima oportunidade para dar visibilidade à nova linha de produtos da empresa. “Estaremos demonstrando na ocasião o testador de cartuchos INK HP 90, único no mundo que testa a nova série da impressora HP. Desenvolvemos essa solução com instruções em três línguas, justamente para atender a demanda de compradores do exterior”, ressalta.

Com produtos comercializados em 36 países no mundo, a New Ink desenvolve soluções para reciclagem de cartuchos há mais de quatro anos. “Percebemos que o Brasil tinha grande potencial neste setor de tecnologia e hoje exportamos para países como EUA, Holanda, Japão e África do Sul”, ressalta. De acordo com Faustino, a Espanha e Portugal são países importantes para dar visibilidade a uma empresa que pretende exportar.

Semelhanças como a língua e o perfil dos consumidores facilitam na hora de fechar negócios e iniciar parcerias. “As feiras de tecnologia são referências para o setor, com empresários de outros paises presentes, o que amplia as possibilidades de exportação pelo mundo”, afirma. Na feira, os empresários contarão com um estande coletivo para a apresentação de suas soluções e, este ano, caberá ao Brasil organizar as ‘Rodadas de Negócios’. Os encontros serão previamente agendados com base na demanda e na oferta detectadas. A programação do evento inclui um seminário sobre o mercado brasileiro e espanhol de software e serviços.

Fonte: ASN ver mais notícias | ir para o topo
home | cadastre-se | dúvidas | saiba mais | gerando negócios | política comercial | privacidade | fale conosco
S-Maq