Feiras Brasil

Feiras Brasil - O Maior Portal de Feiras da América Latina

Buscar

Serviços

Feiras Brasil

Notícias

Espaço do Síndico, novidade da Feira Construir Rio 2014
06 de Outubro de 2014

Nesta 20ª edição da Feira Construir Rio, uma das novidades que mais tem chamado a atenção é o Espaço do Síndico. Concentrando um grande número de empresas de serviços e produtos voltados a condomínios, a criação desse polo atende à demanda verificada nas últimas edições da Feira, na área de prestação de serviços. Estão presentes na Construir Rio 2014 empresas de gestão condominial, conservação e limpeza, segurança, equipamentos, engenharia e terceirização de mão de obra especializada em administração predial.
Nádia Vianna, editora do Guia Oficial e da revista Síndicos & Cia, além da revista Negócios & Cia, foi uma das idealizadoras e é parceira da Fagga na execução desse espaço. Participante de outras edições da Construir Rio, Nádia vê o crescimento desse segmento dentro da Feira como um caminho natural: aqueles que constroem ou reformam sentem a necessidade de encontrar depois, na Feira, os serviços subsequentes. Para ela, a sinergia criada por empresas com o mesmo objetivo – de atender a um público específico – demonstrou o acerto da proposta. “O polo está lotado, temos quase 60 empresas participantes. Os síndicos estão adorando, eles estão encontrando aqui tudo o que precisam. Temos um público segmentado que, apesar de visitar toda a Feira, tem uma demanda dirigida a esses serviços e fornecedores que estão sendo oferecidos aqui.” O desempenho comercial surpreendeu à editora das revistas. “Desde o primeiro dia do evento temos acompanhado as empresas participantes do Espaço do Síndico. Eles estão realmente muito satisfeitos com a exposição de suas marcas, a divulgação e a geração de negócios.
Grande parte deles já está planejando novas participações, pois o resultado tem sido muito acima do esperado”.
As empresas, das mais diversas áreas, atestam a importância da participação:

“Ficamos muito satisfeitos com a criação desse polo dentro da Feira. Participamos de feiras ligadas ao mercado imobiliário, mas para nós a Construir Rio foi inusitada: a captação de novos clientes foi excelente. Apesar de sermos uma empresa que está no mercado há muitos anos, sentimos a necessidade de sermos mais conhecidos. Encontramos aqui um público diferenciado, de construtores que depois querem gerir seus empreendimentos.”
Paulo Andre Cassalana, sócio da Acir Administradora de Condomínios

“É nossa primeira feira, achamos muito interessante esse modelo de concentrar os interesses dos clientes em um espaço diferenciado. Uma experiência nova que demonstrou o acerto de nosso investimento. É uma forma de divulgar nossa marca. Estamos bastante satisfeitos com essa sinergia com outras empresas, que pode gerar futuras parcerias com quem tem serviços complementares ao nosso”.
Ricardo Fernandes, diretor operacional da Pool Rescue – piscinas

“Para nós está sendo uma grande surpresa esse Espaço do Síndico. É a primeira vez que participamos de uma feira e estamos vendo nossos objetivos totalmente atendidos: expor sobre a prevenção de incêndios e pânico de forma correta e abrangente. A visibilidade de público que alcançamos foi excelente, encontramos aqui um ótimo meio de divulgar nossos serviços”.
Fábio de Lacerda Gomes, gerente comercial da BJ Sistemas de Incêndio

“Já tínhamos participado de outras feiras, mas assim ficou bem mais interessante: as empresas concentradas em um mesmo espaço, maior, com divulgação dirigida. Captamos novos clientes, ficamos satisfeitos de estar no Espaço do Síndico”.
Flaisa Caetano, sócia da Inset System - dedetizações

Em um outro espaço da feira, as palestras promovidas pela Aureside – Associação de Automação Residencial – também atraíram um grande público, que lotou o auditório para ouvir sobre Novas tecnologias de automação residencial. Com um público diferenciado de engenheiros, arquitetos e projetistas, construtores e, principalmente, técnicos de manutenção predial e administradores condominiais, constata-se que há uma grande procura por soluções otimizadas de habitação que privilegiem a automação e conciliem eficiência e sustentabilidade:
“Automação residencial é uma das coisas mais procuradas por nossos clientes. Venho à Construir Rio há muitos anos e sempre encontro boas propostas, inovações e novas empresas. Reunir num mesmo espaço os fornecedores e palestras sobre novas tecnologias é um acerto”, diz Silvia Benigne, 65 anos, arquiteta e designer que trabalha com reformas e projetos.

Fórum de Infraestrutura Verde nas Construções
Outro evento que atraiu grande público ao auditório principal foi o 1º Fórum de Infraestrutura Verde nas Construções. Cecília Polacow Herzog, presidente do Instituto Inverde – parceiro da Construir Rio na promoção do debate – apresentou a primeira parte do programa. O engenheiro agrônomo João Manuel Linck Feijó falou sobre sua experiência com “ecotelhados”, desde que iniciou o trabalho, há 10 anos. “Telhado verde é quase uma metáfora da sustentabilidade”, afirmou ele, que demonstrou a evolução de vários sistemas para a elaboração e execução deste tipo de telhado. Na sequência falaram a arquiteta e consultora em sustentabilidade Alexandra Lichtenberg, fundadora da Ecohouse Urca e que há 20 anos atua na área, e o arquiteto Jorge Fernando Pires, que falou sobre a implantação de biossistemas para tratamento de efluentes, com reciclagem de materiais em comunidades urbanas.
A segunda parte do fórum teve a palestra de Cecília Herzog, sobre a contribuição da infraestrutura verde para o desenvolvimento de cidades biofílicas, e do paisagista Pierre-André Martin, que há 14 anos trabalha como paisagista e ambientalista em diversos países. Ele apresentou o projeto que concorreu ao concurso para o Parque Olímpico, promovido pelo IAB-RJ, e falou sobre o potencial do Rio de Janeiro para implantar uma infraestrutura verde urbana, como o Corredor Verde Olímpico. Esse projeto aproveita áreas baixas da região onde estarão os maiores equipamentos olímpicos, unindo-as aos parques da Pedra Branca e da Tijuca, às lagoas e unidades de conservação. Questões sociais, metabólicas, circulatórias e biológicas são tratadas no projeto.
Fechando o dia, o Fórum recebeu o arquiteto e paisagista argentino Pablo Georgieff, radicado na França, professor e cofundador do Coletivo Coloco, um escritório de paisagismo que aposta na força criativa para buscar soluções que contribuam para uma melhor qualidade de vida. Ele apresentou alguns cases do Coloco, como um projeto que recuperou espaços abandonados de Montpellier, transformando 1.400 m² de estacionamento em um grande jardim em apenas dois dias – com o auxílio de 150 pessoas da comunidade. Ou a criação de uma infraestrutura verde de 750 hectares na Líbia, que transformou uma imensa área sem vida em um parque, utilizando a biodiversidade local.

Depoimentos do público:
“Estou entrando na área de construção e vim conhecer as empresas e fazer contatos. Quero atuar na construção de casas populares e encontrei aqui bastante informações sobre sistemas construtivos que podem baratear o custo da construção. Gostei muito da Feira porque aqui tem reunida a informação e fornecedores de tudo o que vou precisar”.
Vanda Alves, 56 anos, corretora de imóveis

“Já estive aqui ontem e hoje voltei para especificamente visitar o Espaço do Síndico. Estamos realizando mudanças na administração do meu prédio e vim aqui justamente contatar empresas para nossas demandas.”
Francisco Martins Vasconcelos, 49 anos, engenheiro elétrico

“Vim à Feira porque sou um construtor de pequeno porte. Estou analisando o que o mercado oferece e buscando soluções inovadoras”.
Paulo Roberto Abud, 65 anos, engenheiro

Fonte: Assessoria de Imprensa da Feira ver mais notícias | ir para o topo
home | cadastre-se | dúvidas | saiba mais | gerando negócios | política comercial | privacidade | fale conosco
S-Maq